sexta-feira, 26 de março de 2010

Brinquedos Pedagógicos e suas idades

Os brinquedos – que algumas crianças têm em excesso e outras mal conhecem – são importantíssimos para a educação e desenvolvimento dos pequeninos.
Mas, se os brinquedos forem utilizados para ajudar na construção de personalidade e desenvolvimento de determinadas capacidades, então estamos falando de brinquedos educativos.
Os brinquedos educativos apresentam características mais simples que os brinquedos eletrônicos de última geração, isso ajuda a estimular a criatividade e o raciocínio da criançada através de constantes desafios. Além disso, os brinquedos educativos podem ser levados à maioria dos lugares que os pequeninos freqüentam, assim, eles podem brincar e aprender a qualquer hora.
Formas, cores, letras, números e outros conceitos pré-escolares fazem parte dos brinquedos educativos. As deduções lógicas, sentido de organização e curiosidade também são instigados.
Alguns jogos, ainda, implicam noções de estratégia e um final em que há vencedores e vencidos, o que vai ensinando a criança a ganhar, perder e respeitar.
Os fantoches, por exemplo, com formas e personagens variados apresentam às crianças o tema das diferenças – isto permite que elas se exprimam, criem ou reinventem narrativas, desenvolvendo assim sua linguagem.
Existem diversos tipos de brinquedos educativos, como cubos, jogos de estratégia, marionetes, legos, casinhas com materiais básicos, livros para pintar e etc.
Porém, cada brinquedo é indicado de acordo com a idade e etapa do crescimento de cada criança. Acompanhe:
• 0 a 9 meses – chocalhos, móbiles, argolas para morder e puxar, brinquedos de borracha e caixinhas de música.
• 9 a 12 meses – brinquedos para montar, bolas pequenas, blocos de madeira ou plásticos para encaixar e empilhar.
• 1 ano – martelinhos, bolas, cubos, jogos de encaixe, brinquedos para puxar e empurrar, bonecos de pano ou pelúcia, cavalinhos de balanço, livros de ilustrações – estes brinquedos promovem a coordenação motora da criança.
• 2 anos – nesta fase, a criança já é capaz de identificar as cores, portanto é recomendado brinquedos com cores primárias, lápis de cera, bonecas e etc.
• 3 a 5 anos – agora, os pequenos já querem testar sua força física e imitam os adultos. É recomendado o uso de brinquedos que estimulem a memória e raciocínio, como: quebra-cabeças, carrinhos pequenos, kits de médico, livros ilustrados e de fábulas, massinhas para modelar, instrumentos musicais, letras e números.
• 5 a 7 anos – Nesta fase, recomenda-se brinquedos pedagógicos que promovam raciocínio, como os dominós, jogos (de perguntas, construção e estratégia), quebra-cabeças, caixinhas de ferramentas, equipamentos para casinhas de bonecas e etc.
• 7 a 9 anos – jogo de damas, cartas, patins, bicicleta, livros de histórias, cabanas desmontáveis entre outros.
• 9 a 12 anos – Nesta idade, as crianças começam a despertar interesse para a tecnologia e esportes. Recomenda-se: ping pong, comboios elétricos, livros de aventura, CD’s, DVD’s, skate e materiais colecionáveis.
Matéria encontrada no site: Brinquedos Educativos