sexta-feira, 26 de março de 2010

Brinquedos Pedagógicos e suas idades

Os brinquedos – que algumas crianças têm em excesso e outras mal conhecem – são importantíssimos para a educação e desenvolvimento dos pequeninos.
Mas, se os brinquedos forem utilizados para ajudar na construção de personalidade e desenvolvimento de determinadas capacidades, então estamos falando de brinquedos educativos.
Os brinquedos educativos apresentam características mais simples que os brinquedos eletrônicos de última geração, isso ajuda a estimular a criatividade e o raciocínio da criançada através de constantes desafios. Além disso, os brinquedos educativos podem ser levados à maioria dos lugares que os pequeninos freqüentam, assim, eles podem brincar e aprender a qualquer hora.
Formas, cores, letras, números e outros conceitos pré-escolares fazem parte dos brinquedos educativos. As deduções lógicas, sentido de organização e curiosidade também são instigados.
Alguns jogos, ainda, implicam noções de estratégia e um final em que há vencedores e vencidos, o que vai ensinando a criança a ganhar, perder e respeitar.
Os fantoches, por exemplo, com formas e personagens variados apresentam às crianças o tema das diferenças – isto permite que elas se exprimam, criem ou reinventem narrativas, desenvolvendo assim sua linguagem.
Existem diversos tipos de brinquedos educativos, como cubos, jogos de estratégia, marionetes, legos, casinhas com materiais básicos, livros para pintar e etc.
Porém, cada brinquedo é indicado de acordo com a idade e etapa do crescimento de cada criança. Acompanhe:
• 0 a 9 meses – chocalhos, móbiles, argolas para morder e puxar, brinquedos de borracha e caixinhas de música.
• 9 a 12 meses – brinquedos para montar, bolas pequenas, blocos de madeira ou plásticos para encaixar e empilhar.
• 1 ano – martelinhos, bolas, cubos, jogos de encaixe, brinquedos para puxar e empurrar, bonecos de pano ou pelúcia, cavalinhos de balanço, livros de ilustrações – estes brinquedos promovem a coordenação motora da criança.
• 2 anos – nesta fase, a criança já é capaz de identificar as cores, portanto é recomendado brinquedos com cores primárias, lápis de cera, bonecas e etc.
• 3 a 5 anos – agora, os pequenos já querem testar sua força física e imitam os adultos. É recomendado o uso de brinquedos que estimulem a memória e raciocínio, como: quebra-cabeças, carrinhos pequenos, kits de médico, livros ilustrados e de fábulas, massinhas para modelar, instrumentos musicais, letras e números.
• 5 a 7 anos – Nesta fase, recomenda-se brinquedos pedagógicos que promovam raciocínio, como os dominós, jogos (de perguntas, construção e estratégia), quebra-cabeças, caixinhas de ferramentas, equipamentos para casinhas de bonecas e etc.
• 7 a 9 anos – jogo de damas, cartas, patins, bicicleta, livros de histórias, cabanas desmontáveis entre outros.
• 9 a 12 anos – Nesta idade, as crianças começam a despertar interesse para a tecnologia e esportes. Recomenda-se: ping pong, comboios elétricos, livros de aventura, CD’s, DVD’s, skate e materiais colecionáveis.
Matéria encontrada no site: Brinquedos Educativos

6 comentários:

  1. Gostei muito desse artigo.Obrigda por compartilhar.
    Tenho uma princesa de 8 anos e sempre dei muitos jogos para ela, pq lembro q meu pai me dava muitos tb qdo eu era criança e por isso gosto demais de jogar com ela.
    Ontem mesmo estávamos jogando um de cartas. Une muito os filhos com os pais.
    Um beijão.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jú... Adorei seu trabalho... Tenho um pequeno de 7 anos e é sempre bom ter mais informações, trocar experiências... Parabéns!!!
    Bjim

    ResponderExcluir
  3. Que matéria interessante.
    Passei pra conhecer o seu blog pois ganhei o selinho que você deu pra Aline. Foi meu primeiro selinho, fiquei super feliz. :)
    Agora vou conhecer o seu blog.
    Quando puder venha me visitar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, que artigo legal, eu tenho três meninas nessas faixas e foi muito legal ler as dicas que tem aqui. Valeu!
    beijos
    So

    ResponderExcluir
  5. Olá, Jú!
    Obrigada pelas dicas dos brinquedos com as idades.
    Desejo a você e família uma Abençoada e Feliz Páscoa.
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  6. Olá Jú achei lindo o seu blog tem coisas maravilhosa sobre Feltro acho lindo esse trabalho mais ainda não tive a oportunidade de fazer esse trabalho.Conheci seu blog através da busca por feltro no google amei seu cantinho.
    Bjs Gisele Moura
    Gostaria de adiciona-la para visita-la mais vezes .

    ResponderExcluir

Olá amiga(o)!!!!
Que bom que veio me visitar.
Deixe aqui seu email ou o endereço de seu blog para que eu possa retribuir a sua visita.
Beijos
Jú Tofolli